27.1.12










FESTIVAL INTERNACIONAL DE CULTURA LIVRE

ARTE E MEMÓRIA – LANDSCAPE intervenção de Adauany Zimovski

De 31/01 a 26/02 – Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

O trabalho Landscape, da artista Adauany Zimovski integra o Festival Internacional de Cultura Livre – FIC Livre. Com programação distribuída entre as cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas e São Leopoldo, o FICLivre quer mostrar que a cultura amplia horizontes, qualifica nossa relação com o mundo e é fundamental para uma idéia de cidadania no século 21.

Sobre o trabalho

A palavra “lanscape”, que em inglês significa “paisagem”, mas também pode ser traduzida como “cenário” é o título desta proposta de intervenção no espaço do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.

A ideia desse projeto é pensar no trajeto de significação da PAISAGEM. A partir de registros selecionados da minha coleção de postais antigos, aproprio as imagens da cidade de Porto Alegre e interior para colocar em evidência o que chamamos de paisagem, quais as possibilidades de ampliação do significado desse termo e como esse conceito pode ser entendido atualmente.

“Em alguns postais podemos ver que, às vezes, uma das cores da impressão sai da marcação e corrobora um pequeno deslocamento da imagem final, como uma duplicação. Essa característica me chama a atenção para o fato de que não há nada mais fictício do que o padrão de paisagens usadas nesse meio de publicação e que o que estamos vendo é um ideal construído do lugar admirado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário